8- Salões de Arte Naïf na Lousã - Convívio entre artistas


Para que os Salões de Arte Naïf fossem um sucesso a Câmara Municipal da Lousã tratava com especial carinho os artistas naïfs. Se todas as câmaras de interior procedessem assim minoravam problemas da interioridade.

Garantia aos artistas transporte de ida e regresso entre Coimbra e a Lousã e oferecia um almoço de convívio aos artistas.

O convívio com um artista é a melhor forma de conhecer a sua obra. Aqueles momentos eram de verdadeira felicidade na medida em que eram instantes de harmonia e serenidade, vividos no meio de paisagens belíssimas.

Encontrávamos pessoas que acabávamos de conhecer e que já considerávamos amigas pela possibilidade de nos identificarmos com elas. 


Foram estes convívios que acabaríam por levar à criação da Associação de Pintores Primitivos Modernos, ditos Naïfs.

Eu fiquei feliz pois quando cheguei à Lousã para o IV Salão de pintura naïf vejo cartazes com um quadro meu que também era reproduzido na capa do catálogo da exposição. Para mim foi uma ocasião especial e muito gratificante.

Acontece que a vida vai-nos afastando das pessoas que nos fazem felizes. Lembramos os momentos que passamos juntas e sentimos saudade, sentimos vontade e desejo de reencontrá-las e construir novas memórias.






Sem comentários:

Enviar um comentário